Como escolher a iluminação da sua casa

Como escolher a iluminação da sua casa

A iluminação é responsável por 90% da beleza de um cômodo. Não adianta ter um excelente espaço com mobílias lindas se não existir uma harmonia com a iluminação do ambiente.
Está com dificuldade de escolher a iluminação para sua casa? Neste artigo vamos ajudar a fazer essa escolha complicada que, embora pareça ser difícil, é muito simples e vai deixar seu cômodo mais aconchegante.

Dicas de como escolher a iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importantes em um projeto de construção ou reforma. Ela á responsável por dar destaque à decoração do ambiente. Muitas pessoas possuem dúvidas na hora de escolher a iluminação ideal para o cômodo. Primeiramente é preciso ter em mente que qualquer escolha vai depender do estilo da decoração escolhida e do formato do cômodo.
Confira abaixo algumas dicas para escolher a iluminação do seu cômodo.

1- Iluminação da sala de estar

sala de estar iluminação eletro matriz 2

Nesse ambiente a iluminação requer mais suavidade. Ela pode ser conseguida através de pontos estratégicos, tal como em uma mesa de centro ou lateral, por exemplo. Porém deve-se ter cuidado para não deixar os lugares de circulação desse cômodo não ficar escuro. Nesse caso você pode automatizar a iluminação ou utilizar um dimmer para manter o controle da intensidade da luz.
Você pode, ainda, optar por uma iluminação indireta utilizando um abajur ou luminária. Outra dica referente a este cômodo é incluir pontos de iluminação em cima do sofá ou da poltrona, pois você pode se incomodar com a luz.

2- Iluminação da sala de jantar

sala de estar iluminação eletro matriz

Na sala de jantar você pode optar por um belo lustre focado na mesa. Essa estratégia auxilia na hora das refeições, pois as pessoas terão maior visibilidade dos pratos. Caso você tenha uma mesa grande e comprida e sentir a necessidade, inclua pontos auxiliares nas laterais do cômodo.

3- Iluminação da cozinha

iluminação cozinha eletro matriz

A iluminação da cozinha deve atender o ambiente por inteiro de forma eficiente. Nesse quesito a iluminação mais utilizada é a branca, pois costuma ser mais intensa. Caso deseje ter iluminação em outros pontos, como nas bancadas por exemplo, recomendamos colocar fitas de LED em cima do balcão ou embaixo dos armários.

4- Iluminação do quarto

iluminação quarto eletro matriz

A iluminação do quarto também requer suavidade. Nesse cômodo também deve-se tomar cuidado para que a luz não fique focada na cabeceira da cama. Para resolver esse problema, você pode utilizar, também, o abajur no criado-mudo. Para controlar a intensidade da luz, você pode utilizar também um dimmer.

5- Iluminação do banheiro

iluminação para banheiro eletro matriz

A iluminação do banheiro também deve ser geral. Mas você pode utilizar pontos de luz no espelho. Nesse caso, recomendamos que você escolha uma iluminação indireta e difusa de forma que o rosto fique iluminado.
 
O tipo de lâmpada mais recomendada pelos especialistas é a de LED. Ela é econômica e versátil, pois pode ser usada em qualquer tipo de ambiente, seja ele interno ou externo. Além disso, a lâmpada de LED pode ser encontrada em diversos formatos. Dessa forma, você pode deixar seu cômodo mais elegante.

Compartilhe esse artigo com seus amigos 🙂

Fabiane Camilotti

Avatar

Fabiane Camilotti administradora, empreendedora e fundadora da loja Eletro Matriz. Apaixonada por decoração.

Website: https://loja.eletromatriz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *